Escolas

EDUCANDO COM AMOR E ARTE

 

Atividade dinâmica com jogos dramáticos, músicas e interação, baseada no programa de Educação em Valores Humanos de Sai Baba.

"Caminhando por uma rua do Rio de Janeiro encontrei essa menina.  Ela estava acompanhada da mãe e da irmãzinha que ainda era um bebê,  na calçada sentada pedindo dinheiro (infelizmente uma cena comum).
Perguntei sobre as coisas que a menina gostava de fazer,  e ela falou "andar de bicicleta, brincar de princesa, pintar, brincar", ou seja, tudo o que ela não estava fazendo naquele momento. A realidade dela era outra e não permitia com que ela fizesse essas coisas. Pensei em como a educação poderia transformar essa realidade e fazer com que a vida dessa e de muitas crianças se tornasse mais colorida."                              

                                                       Juliana Boo

                                            @julianaboo 

Tela confeccionada pela arteterapeuta e artista plástica Juliana Boo.

                                   @bootelie

 

"Nossas palavras de vida não são para passarmos à frente de outros.

 Mas  para passarmos diante de nós mesmos".

 Bhagavan Sathya Sai Baba, que implementou essa metodologia de Educação em Valores Humanos em suas escolas na Índia.

Ensina-se o ser humano a nadar, a dirigir carros, a pilotar aviões, a cozinhar. Formam-se engenheiros, arquitetos, médicos, advogados, professores, artesãos. Entretanto, esquece-se de valorizar o primordial para que o ser humano aprenda a ser realmente feliz, ou seja, esquece-se de ensiná-lo como cultivar a paz interior, respeitar o próximo, ter saúde física, emocional e mental. A reflexão, o discernimento, a solidariedade, a amizade, a lealdade, que são os valores humanos, ficam relegados a segundo plano.

Não se discute o fato de que a família tem a responsabilidade maior de formar moralmente seus filhos, mas a educação em valores humanos deveria estar inserida nas atribuições da escola , para o pleno desenvolvimento dessa criança.

 

Tela confeccionada pelo artista plástico Mauricio Spier

Sai Baba foi um excepcional educador de mentes e almas. Criou há trinta anos atrás o Programa de Educação em Valores Humanos, e o implantou na aldeia onde nasceu na Índia como uma ideia semente. Hoje o complexo educacional criado por Sai Baba compreende desde escolas do ensino fundamental até cursos universitários.

 Os valores humanos são a expressão do que verdadeiramente somos, e, portanto compõem o ponto de partida para o exercício da vida. Transformam-se em valores humanos quando passam a ser vivenciados como a expressão do universo interior onde enraizamos nossas ações. Amor, Paz, Verdade, Ação-Correta e Não violência são princípios, e não fins.

“Tenha confiança total em Deus e em si mesmo. Envolva-se sempre com boas ações, atividades benéficas; fale a verdade, não cause dor pelas palavras ou ações ou mesmo pensamentos. Essa é a maneira de obter a paz; este é o maior benefício que você pode obter desta vida.”

Sathya Sai Baba.